segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Voltando para Casa



Eis um tema que tem o poder de evocar infinitas imagens. Podemos imaginar desde uma cena cotidiana, o momento do dia em que voltamos para casa, cansados e/ou felizes depois de um longo dia de trabalho – até um acontecimento único na vida de uma pessoa, que volta para casa, por exemplo, após um longo período de exílio.
O retorno ao lar é sempre uma cena tocante nos filmes, livros, mitos ou contos de fadas. E o que está por trás dessas cenas, que são o clímax da história, é sempre um encontro: com o outro ou consigo mesmo. Podemos nos perguntar em que momentos da vida aconteceram encontros verdadeiros e significativos com outras pessoas e o que ficou em nós a partir de cada um, as mudanças decorrentes, um novo caminho, talvez. Uma nova inspiração ou um novo desafio.


Podemos também pensar em que momentos vivenciamos um encontro profundo com nosso próprio ser. Quando nos emocionamos diante de algo grandioso e belo. Quando descobrimos uma verdade oculta há muito tempo, ou redescobrimos algo importante que andava esquecido. Quando a vida ganha um novo sentido. Quando nos permitimos o silêncio, a quietude. Quando nos sentimos mais inteiros.



A antropóloga Angeles Arrien refere-se, em uma de suas palestras, a “partes de nós mesmos voltando para casa”, referindo-se àqueles aspectos da nossa personalidade dos quais não nos apropriamos. Podem ter sido projetados sobre outras pessoas, por não os termos reconhecido como sendo nossos. Mas eles nos pertencem e nossa unicidade depende de seu reconhecimento ou apropriação. Depende do quanto estamos dispostos a recebê-los em seu caminho de volta para casa. Aceitar a mim mesmo, reconhecer minhas falhas, legitimar meus próprios talentos.


Voltar para casa pode ter o sentido de estar onde se encontra nosso coração. Percorrer um caminho que tenha um significado verdadeiro e especial, que é único para cada um.  Aceitar o desafio do auto-conhecimento. E isso não acontece sem admiração ou surpresas ou riscos. É preciso acreditar nesse caminho. Abrir portas e janelas. E deixar o sol entrar.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial